2 de janeiro de 2009

Novas Pesquisas

Extrato de semente de uva 'mata' células de câncer, diz estudo

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090101_cancerextratouva_fp.shtml

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que extrato de sementes de uva pode destruir células cancerígenas.

Os cientistas, da Universidade de Kentucky, realizaram experiências de laboratório e mostraram que, em 24 horas, 76% de células de leucemia expostas ao extrato foram mortas e as células saudáveis ficaram intactas.
A pesquisa abre caminho para novos tratamentos contra o câncer, mas os especialistas disseram que ainda é muito cedo para recomendar que as pessoas comam uvas como forma de evitar a doença.
As sementes de uva contêm alta concentração de antioxidantes, conhecidos por sua propriedades contra o câncer.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o extrato da semente da fruta pode ser eficaz no combate a células cancerígenas da pele, mama, intestino, pulmão, estômago e próstata.

Suicídio

No entanto, o estudo americano é inédito ao provar as ações do extrato contra a leucemia.
Na experiência, os cientistas expuseram as células doentes a altas doses do extrato, levando várias delas a “cometerem suicídio”, em um processo conhecido como apoptose.
Os pesquisadores observaram que o extrato ativou a proteína JNK, que ajuda a regular o processo de auto-destruição celular. Ao exporem as células de leucemia a um agente que inibe a proteína JNK, o efeito do extrato da semente de uva foi interrompido.
O autor do estudo, Xianglin Shi, disse que os resultados podem levar à incorporação de novos agentes na prevenção ou tratamento da leucemia e de outros tipos de câncer.
“O que todos buscam é um agente que tenha um efeito nas células cancerígenas, mas que deixe as saudáveis intactas. E o extrato de semente de uva se encaixa nesta categoria”, afirmou o pesquisador.
O estudo foi reproduzido na publicação especializada Clinical Câncer Research

4 comentários:

Erika disse...

Oi, Aron!
Que bom saber dessas novidades!

Desejo do fundo do coração que nesse ano de 2009 tudo de bom aconteça pra vcs. Vou continuar torcendo!!

Bjao!
Erika

Patu disse...

Hey Aron!!!
Que bacana seu blog!!!! Gostei!!!!!!
Como anda dona Mary?

Bom, passei só pra dar um "oi" e dizer que a casinha continua aberta à vocês na próxima viagem - tou me mudando pra um apê de dois quartos, por enquanto, sozinha :)) Quando quiserem aparecer, é só dar um toque ;-)

Beijocas......
(meu blog: www.patuantunes.wordpress.com)

O MUTUCANO disse...

Olá Aron!
Quem bom que 2009 começa com boas notícias e ventos favoráveis! Sinal que vai ser um ano muito alegre e promissor para você e todos os amigos e familiares. Tá chegando aí o casório da Flavinha e do Fábio!!! A festa vai rolar! Com um bom vinho espero. Muito espetacular essa descoberta dos cientistas da Universidade de Kentucky. A gente já sabia que a uva tem riquíssimas propriedades. Talvez seja por isso que o vinho é uma bebida milenar... desde os tempos dos embriagados de cidade de UR de onde fugiu Noé para a barca do Dilúvio. Depois era oferecido a Deus em sacrifício por Abraão. Foi muito apreciado por Aarão (ou Aron), o primeiro sumo-sacerdote e irmão mais velho de Moisés. O vinho foi ainda a bebida predileta dos Babilônios, o astro do milagre de Canaã (transformação da água), o símbolo escolhido na Última Ceia para perpetuar a presença de Deus. Sem falar que era o combustível das orgias dos Césares romanos e da grande Cleópatra Egípcia. Portanto, já estava provado que a uva tem segredos infindáveis como mais este descoberto agora e que pode propiciar novos tratamentos contra o câncer. Pena que os médicos ainda não recomendam ingerir o extrato antioxidante contidos nas sementes da preciosa fruta e que pode destruir 76% de células leucêmicas sem qualquer dano para as células sadias.
Não entendi bem como é o processo apoptose.
Nem como é essa ação da proteína JNK. Atéparece coisa de James Bond!
Mas o mais importante é a gente saber que a natureza com o correto uso da inteligência humana pode ser mais uma expressão da bondade divina.
Amém, amém, amém!!!!
O Mutucano

Aron Paiva disse...

Isso aí pessoal! Valeu pela força!
Vamos que vamos!