25 de novembro de 2008

Saiu no Jornal

A medicina vêm evoluindo cada vez mais nas descobertas referente as doenças.
A notícia abaixo foi divulgada no portal do jornal O Globo no dia 05/11/2008.
Link da notícia


Cientistas decodificam pela 1ª vez genoma de pessoas com câncer

RIO - Pela primeira vez, pesquisadores decodificaram todos os genes de uma pessoa com câncer, descobrindo uma série de mutações que podem ter causado a doença ou possibilitado a sua evolução, como mostra matéria publicada nesta quinta-feira no jornal O Globo..

Usando células da pele e da medula óssea de uma mulher, de cerca de 50 anos, que sofria de leucemia, os cientistas da Universidade de Washington, em St. Louis, seqüenciaram todo o DNA de suas células doentes e fizeram uma comparação com suas células normais. Depois, enumeraram dez mutações que só ocorreram nas células cancerosas, aparentemente estimulando a sua multiplicação anormal e fazendo com que as células se tornassem resistentes à quimioterapia.

A pessoa que cedeu seus genes para o estudo, publicado nesta quinta-feira na revista "Nature", se tornou não apenas o primeiro paciente com câncer, mas também a primeira mulher a ter todo o seu genoma decodificado. Para manter a privacidade da paciente, que já faleceu, e de sua família, essas informações não serão tornadas públicas e estarão restritas a estudos científicos. Ela sofria de leucemia mielóide aguda, um tipo agressivo de câncer, que afeta cerca de 13 mil pessoas por ano nos EUA, matando em torno de oito mil. Suas causas ainda são desconhecidas.

Segundo os pesquisadores, as descobertas podem conduzir ao desenvolvimento de novas terapias e diagnósticos, além de ajudar os médicos a desenvolverem melhores opções de tratamento.

Embora a pesquisa tenha envolvido uma pessoa com leucemia, a técnica pode ser usada para estudar o genoma de pacientes com câncer de mama, pulmão e cérebro.

- Esse é o primeiro de muitos outros genomas do câncer que serão seqüenciados - afirmou Richard K. Wilson, da Universidade de Washington, um dos autores do estudo. - Eles nos darão valiosas informações sobre o que ocorre no DNA quando o câncer começa a se desenvolver.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Aron, parabéns pelas informações que nos presenteia em seu BLOG. Faz um tempinho que não dou um feed back, mas estou “ligadão”, quero dizer, com as antenas ligadas no pensamento. Nesse último seu informe, vimos como a medicina vem avançando rapidamente, embora suas aplicações nem sempre seguem o mesmo ritmo. Parece que alguma força do “sistema”, essa máquina do poder econômico, faz emperrar a chegada das soluções a quem precisa. Mas o importante, como você afirma nos “rabiscos bem humorados de um assunto nada engraçado” é viver um dia de cada vez mais, com qualidade, bom humor e otimismo.
Estamos na torcida para chegue logo o dia do TRANSPLANTE com as hemácias e células tronco do seu generoso amigo e doador de vida! Como o nome diz, TRANSPLANTAR quer dizer PLANTAR de novo. Ficar zerado. Tudo 100% novo. E vamos que vamos que a estrada não tem fim. É que diz a boa canção: “Felicidade não tem fim”! Mas tem que ser buscada e esta é coisa linda da vida e também o sentido da nossa corrente de apoio e de solidariedade. Como lembra Merula Steagall - Presidenta da ABRALE, citando Charles Chaplin:

"A vida é maravilhosa quando não se tem medo dela" -
Convém lembrar aos freqüentes freqüentadores do BLOG que Merula Steagall nos convida a receber gratuitamente a Revista da ABRALE, que é distribuída a pacientes, familiares, profissionais da saúde e amigos da associação. A revista é um canal de informações produzidas de forma leve e prazerosa, sobre temas que vão desde exemplos de superação até avanços nos tratamentos. A cada edição, há mais elogios e pedidos de assinaturas!
Para receber a Revista ABRALE gratuitamente basta preencher um dos cadastros solicitados e enviar para divulgacao@abrale.org.br, colocando no assunto do e-mail “Quero receber a revista ABRALE”.
Abração! Natal tá chegando!

Anônimo disse...

O " Anônimo disse..." na comentário anterior. Mas é do MINÊRO VÉIO

Aron Paiva disse...

É isso aí Minero Véio!
Esta revista da Abrale é realmente muito bacana. Sempre lia lá na clinica.
Já fiz o meu cadastro! :)