28 de maio de 2008

Estatísticas

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) foi criado em 1993 mas apenas em 1998 passou a ser coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer.
O número de doadores cadastrados tem aumentado ano a ano, mas ainda precisa de muito mais gente devido a dificuldade de encontrar doadores compatíveis.
Abaixo estão informações de como o banco cresceu nos últimos anos. Agradeço a Daniela Rangel, da Divisão de Comunicação Social do Instituto Nacional de Câncer por estas estatísticas.

Crescimento de cadastrados do REDOME ano a ano:


- Até 1999: 9.529 doadores
- 2000: 11.981
- 2001: 20.436
- 2002: 35.809
- 2003: 49.585
- 2004: 80.345
- 2005: 135.346
- 2006: 301.190
- 2007: 556.478
- 2008: 687.903 (até abril)

Existem diversas curiosidades por trás destes números que pesquisei na internet. A mídia influenciou bastante certamente. As novelas foram um grande chamariz de doadores. Principalmente a Laços de Família, transmitida na Globo de junho de 2000 a fevereiro de 2001. Segundo reportagens da época
(http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/qtv070220016.htm), desde novembro de 2000, quando a leucemia começou a ser abordada, até a segunda semana de janeiro, a média de cadastrados saltou de 20 por mês para 900, um crescimento de 4.400%. No Disque-Saúde o número de consultas sobre a doença passou de 871 para 2.427 no mesmo período.

Recentemente na novela Sete Pecados, da TV Globo o tema foi abordado novamente. “Trazer um problema como esse ao grande público e mostrar como um transplante pode fazer a diferença é muito importante, pois pode motivar as pessoas a serem doadoras”, reconhece Merula Steagall, presidente da Abrale -Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia em uma reportagem (http://www.medimagem.com/secao.php?id=4782&s=2)
Outros folhetins retrataram a leucemia, como a Malhação em dezembro de 2006 e a Novela Cristal no SBT no mesmo ano, um remake da novela mexicana "O Privilegio de Amar" exibida do SBT em 1999.

Recentemente o que têm contado com o crescimento do banco são as campanhas de diversas entidades e do INCA.
Hoje existem 120.000 pacientes esperando por transplante.
Segundo o site da Associação da Medula Óssea a chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média 1:100.000!
Por isso a importância de aumentarmos o banco de medula!

Abraços a todos

20 comentários:

Anônimo disse...

Primão,
Estamos todos torcendo para que o "Triunfante Xeque-Mate" na leucemia venha logo...
Vamos levar a família toda pro próximo Show do Iron Maiden (foi no show do Iron Maiden que vc e o Pedrão foram lá no Rio, não foi?) e, pra comemorar, a gente vai arrumar algum jeito de se jogar de cima do palco igualzinho esses doidos fazem...
Dar um mosh do palco do Maiden! E porque não? vc tá conseguindo algo muito mais difícil! Depois que isso for superado (e vai ser superado!), pra vc nada vai ser impossível!
Saudades cara...
Um feliz aniversário e lembre-se que ainda existem muitos mais trintões pela frente...
Te cuida, e estamos todos aqui torcendo por vc...
Um fortíssimo abraço,
Christiano Penna

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog bem-humorado. Nós também fazemos parte das estatísticas de doadores. Não sei se recebeu as fotos que enviamos para seu tio. Estamos torcendo para que você vença essa luta com muita garra. Mas como hoje é o dia do seu aniversário, queremos deixar uma mensagem bem otimista para que você tenha forças redobradas. Que Deus te proteja!Parabéns!! Patrícia, Bianca, Cleide, Catarina, Leonardo e Vinícius.

Anônimo disse...

Grande AMPaiva, parabens meu irmao. Bem, sem querer ser redundante, ja q vc esta do meu lado e ate ja comi seu bolo, mas para ficar marcado no seu blog meus parabens no seu niver, e que estou como sempre te acompanhando (como disse sua mãe "cadu voce era o amigo mais chato do aron e olha como a vida eh... ficou") pois é a vida e assim mesmo e em mais uma fase de sua vida, afinal para um basqueteiro (comecamos juntos naquele velho anglo) enxadrista (lembra dos campeonatos?) filatelista (e meus classificadores heim?) pois é meu velho amigo mais uma vez estou aqui LITERALMENTE do seu lado pra rir um pouco do seu lado traquinas e lhe dar forca qdo puder. Um grande abracos meu GRANDE IRMAO.

Cadu

Anônimo disse...

Aron, não te conhece mas trabalho com sua prima Cláudia e gostaria neste dia desejar a você um feliz aniversário, com muito otimismo e força para enfrentar os desafios da vida, porque eles vem para nos fortalecer como seres humanos, pois a vida é sempre repleta de desafios e que graça teria se não tivessemos que nos aventurarmos. Viva a vida se aventurando a cada dia, neste sentido gosto muito da frase do Tiago de Melo " Não, não tenho nada de novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar".

Seja sempre feliz e que Deus te abençõe e ilumine sempre seu caminho.

Anônimo disse...

Oi Aron,
Parabens primo querido. Muuuita energia boa pra vc viu, estamos aqui lembrando de vc e que esse teu jeito carinhoso continue trazendo muitas conquistas na tua vida. Que blog jóia. Trintão hein, agora vc faz parte do meu time também... Seja bem vindo aos 30!
Um forte abraço,
Cláudia

Tarcisio Torres disse...

Salve Aron, há quanto tempo.

Esta visita vem junto com uma mensagem de feliz aniversário. Passei pelos 30 no ano passado. Fiz uma bela retrospectiva da vida na época e percebi ser essa uma bela idade.

Aproveite, continue nesta luta complicada e que comemoremos esse xeque-mate com louvor em breve.

Grande abraço

Tarcisio

Anônimo disse...

Oi, Aron!
Achei o máximo esse seu blog e admirável sua força e humor p/ lidar com essas situações difíceis da vida... saiba q vc é inspiração de luta e perseverança p/ todos nós!
Parabéns pelos 30!!! Que Deus te ilumine e abençoe hj e sempre e q a gente possa comemorar logo sua batalha final contra a leucemia.
Bj enorme,
Da prima Ana Elisa

Anônimo disse...

Estimado Aniversariante,
Já tinha lhe enviado uma mensagem especial essa manhã para dar-lhe os parabéns pela data de hoje. Mas depois de uma visita ao seu Blog, fiquei com inveja do seu grande IRMÃO Cadu e achei que um tio não poderia deixar de seu exemplo dele: assinalar um pequeno registro neste espaço divertido, bem humano e de alta criatividade.
Fico contente pelas palavras de ânimo que você está recebendo e pelo carinho de sua mãe que está ao seu lado.
O que gostaria de dizer-lhe agora é que quando rezo o Pai Nosso, estou concentrando a fé naquele trecho do pedido que fazemos ao Criador: "Livrai-nos de todo o mal!" Principalmente desse invasor que Daniel chamou de Albino meloidiano, mas que não tem nada de melodia!!! E que está esperando o seu cheque-mate! Força, então nessa sua luta valente para vencer as batalhas e realizar os seus sonhos. Ficamos orgulhosos com a sua garra e alegria!
P A R A B É N S !!!!
Meu abraço caloroso!
Tio Geraldo

Anônimo disse...

Fala trintão! Parabéns!!!

Anônimo disse...

PArabéns velhoooooooooo


felicidades pra você!!!

fiz mais uma tirinha continuando a do outro dia!!

ahahhah

logo logo vai estar la no blog!!!

abração

Anônimo disse...

Oi Aron!
Aqui quem fala é a Ana Luísa! Parabéns por mais este novo ano de vida! Que Deus te cubra de VIDA!!! Muitas alegrias para você sempre, você merece, grande batalhador!!! A luta continua e o grande soldado Aron vai vencer essa guerra brilhantemente!
Conte com nossas orações diárias!
Fique com Deus!
Um abração!

Designer e "arteira" disse...

Aron, sou meio ignorante com esse negocio de blog, entao deixei meus parabens no comentario da primeira postagem...rs vai l'a t'a!!!
Elisa

Anônimo disse...

Parabéns Aron pelo seu aniversário!!!

Desejamos muitas felicidades, muitos anos de vida, muita paz e alegria. Sabemos que você está passando por um fase muito difícil, mas acreditamos que ela passará.

Do livro "Buscai as coisas do alto" do padre Léo, encotrei a seguinte oração:

"Senhor, eu quero guardar as coisas boas em meu corção, só as coisas boas, quero abraçar o bem. Eu quero me apartar do mal. Por isso, quero mais uma vez experimentar esse amor que é exagerado, que é silencioso, que é gratuito. e eu quero experimentá-lo nos detalhes de minha vida."

Rezando essa oração, descobri que uma coisa boa: foi te conhecer. Por isso hoje no dia em que você comemora mais um ano, desejo outra coisa boa: que antes de comemorar outro aniversário seu, quero ir no seu casamento...

Abraços Edna e família.

Anônimo disse...

Feliz aniversário primo!!!

Continue trilhando pelo vales da vida, na fé, na esperança e na luta para melhorar a cada dia, pois há de chegar o dia da realização de seus maiores sonhos!
Muitas felicidades hoje e sempre!

Grande Abraço!

Fique com Deus,

Xande

Aron Paiva disse...

Ae Pessoal!
Muito obrigado!
Valeu mesmo!
Nem tenho como agradecer!
Abração a todos!

Aron

Anônimo disse...

Aron,
paz e bem!

O Cristo diz em seu Evangelho que quem tem fé, ainda que ela seja do tamanho de uma semente de eucalipto, dirá para a montanha atirar-se ao mar e isto acontecerá.
Quem tem fé remove montanhas!
Se for da vontade de Deus não tem dúvida que você vai "aplicar um triunfante Xeque-Mate nesta doença", que ameaça sua vida!
O Cristo veio para que TUDO tenha vida e a tenha em abundância!
Um abraço solidário e franciscano de seu primo
frei Alamiro.

Laura Lacerda Fonseca disse...

Benzão, eu to me esforçando pacas pra ficar rica e poder ser madrinha dos filhos de vocês.. hahahaha. Eqto eu não fico rica, vc pode mto bem ir providenciando os filhos. Como uma coisa leva a outra, acredito que até os 33 vc já tenha uma prole considerável. :D pq eu não duvido nada de que vc chega lá, naquela categoria: repovoador do mundo! hahahaha
Essa doença, só serviu pra uma coisa (além de fazer nascer cabelo :P), mostrar que mesmo qdo vc não espera, tem um monte de gente que lhe ama e lhe protege, rezando por você e sabendo que vc saia dessa o mais rapido possivel... Enfim, tamos aí, benzão... "pro que der e que vier"... hehehe
Beijos, viu.

Anônimo disse...

Aron!
Estou muito feliz por ver que você não deixa a peteca cair, o meu filho que hoje tem um ano e dez meses passou por um transplante de medula óssea quando tinha dez meses... Um bebezinho. Hoje vencemos essa batalha, ele tinha uma imunodeficiênciua combinada grave (SCID), muito muito grave. Essa história não teve um final feliz... Teve um recomeço maravilhoso, cheio de vida, de esperança e muita fé por tudo que ele ainda vai viver, assim como você, tenho certeza, nunca perdemos a fé ou imaginamos não conseguir mesmo com muitos dizendo o como seria difícil, sempre tem alguém para falar algo errado, para esses momentos lembre-se das milhares de coisas maravilhosas que você quer e acredita que são suas e só estão esperando você melhorar para fazer. Muita força, esperança e garra nesse seu coração, na da sua super mulher e de toda a sua família maravilhosa.
Estaremos sempre torcendo por você, um grande abraço dessa família que também tem um pé em Cuiabá mesmo morando em São Paulo.
Adriana Vinha e Paulo Vinha (www.paulovinha.blogspot.com)

Aron Paiva disse...

Olá Frei Alamiro! Obrigado pelas palavras de carinho.
Tenho Deus do meu lado e com certeza superarei este momento. Aliás, já estou superando!
Obrigado pela força Laura. E da onde tirou esta idéia de prole considerável?! Hehehe!
É isso aí Adriana/Paulo! Não podemos deixar a peteca cair de maneira alguma! Pensamento positivo e muita fé. Tenho certeza que o Paulo irá superar tudo! Que estamos superando tudo! Muito obrigado pelas palavras de apoio e força.
Grande Abraço a todos!

Anônimo disse...

Coloca este endereco tb nas postagens:
http://www.ameo.org.br/interna2.php?id=20

Abraço