Todo o processo é muito organizado. Primeiro formam-se grupos dos interessados em se tornar doadores. Eles são encaminhados para uma pequena palestra explicando todo o procedimento que seria feito no dia e como serão os outros passos casos sejam chamados para mais exames e para a doação. Demonstram a dificuldade de encontrar doadores e como aquele ato é importante, além de esclarecer eventuais dúvidas. (foto acima direita)
Passado isso eles preenchem um cadastro que depois é conferido principalmente as informações de contato. É muito importante para no futuro conseguir entrar em contato com eles para fazer mais exames e para a doação em si.
Então são encaminhados para as enfermeiras coletarem cerca de 10 ml de sangue para realizar o registro e realizar os exames iniciais.
Graças a campanhas como esta e maior conscientização das pessoas o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea alcançou o número de um milhão de cadastrados!
Bacana que nestes eventos conhecemos muitas pessoas que estão empenhadas nesta causa, como o pessoal da Liga da Medula (http://ligadamedulaossea.blogspot.com/).
Neste dia foram cadastradas cerca de 840 pessoas. Com toda a estrutura era esperada bem mais. De qualquer forma o pessoal não desanima, diziam "são estes 800 que vão fazer a diferença!"