31 de março de 2010

Jejum

A mucosite aqui continua atacada. Mas hoje deu uma melhoradinha. Acho que já faz uns 3 dias que não consigo comer nem beber nada. Praticamente um jejum forçado. Falar também tá difícil. Para compensar recebo "papinha" direto na veia.
Tirando isso, tenho passado bem estes últimos dias. Também não tive mais febre.
Vamos que vamos!

29 de março de 2010

Babão

A mucosite é uma troca da mucosa, da "pele de dentro" a grosso modo, que afeta todo o trato digestivo, desde em cima, até embaixo.
Hoje a mucosite está num dos piores dias. Boca e garganta toda machucada, difícil para engolir, ruim até para falar.
Fico fabricando baba o tempo inteiro e quando o compartimento (a boca) está cheio tento cuspir fora. Se tento engolir, além de estar machucado, as vezes me dá ansia, o que é pior ainda. Arf...
Quando deito, coloco um amontoado de papel perto da boca para conter um pouco a inundação de baba que afeta o travesseiro.
Vamos caminhando, isto faz parte do processo, daqui uns dias melhora.

28 de março de 2010

Noite Difícil

Ontem tive uma noite difícil. Tive febre e tremedeira. Agora é uma fase delicada, estou sem defesa nenhuma e a gente fica preocupado com qualquer coisa. Hoje não tenho febre e estou me sentindo melhor. Ela pode ter ocorrido por diversos fatores, como algo no cateter ou a mucosite que está incomodando. De qualquer forma a escuta do pulmão está boa e isso me tranquiliza. Além disso hoje fiz mais exames.
Vamos que vamos.

26 de março de 2010

Bocão

Hoje estou mais disposto, me sinto bem. Esta noite consegui dormir melhor que muitas das anteriores e assim consegui descansar direito. Agora a mucosite está piorando. Mucosite é quando toda a mucosa do trato digestivo fica machucada. A boca está seca, com a lingua grossa e garganta arranhando. Os lábios incham, falam até que fica do tamanho dos da Angelia Jolie, só que rachados e detonados. A boca fica machucada dificultando a alimentação. Teve uma quimio que fiz há um tempo atrás que a mucosite atacou muito forte. As vezes fica ruim até para falar. Por enquanto ainda não está nesta fase.
Este efeito é comum e esperado no tratamento devido a tanta quimioterapia e radioterapia que foi feita. É apenas mais uma fase chatinha.
Vamos que vamos!

24 de março de 2010

D+0

Hoje pela manhã foi realizado a infusão da nova medula. O transplante propriamente dito. Recebi o que parecia ser uma bolsa de sangue em pouco mais de uma hora. Tive poucas reações, já esperadas, tudo correu bem. D+0 é como os médicos e profissionais da saúde marcam a data do transplante. Conforme os dias vão passando vai ficando D+1, D+2, etc...
Agora começa a etapa mais delicada do processo. O transplante mesmo é uma das fases mais tranquilas. Os cuidados daqui para frente é que são mais do que importantes. Os 100 primeiros dias (D+100) exigem os cuidados mais intensos.
Vamos que vamos.

23 de março de 2010

Aceitação

Hoje ficamos sabendo que o transplante, será amanhã, dia 24, por volta das 7:00 da manhã.
Depois disso Aron continuará tomando medicamentos para evitar a rejeição. Mas pensando bem, "rejeição" é uma palavra negativa, então a palavra que temos que ter em mente é ACEITAÇÃO! Para que o corpo do Aron aceite essa nova medula como um renascimento, como a engrenagem que faltava para estar 100%, novinho em folha!
Por isso, continuem na torcida! Vamos ter ainda mais pensamentos e energias positivas neste momento tão importante!
Ainda teremos um caminho a percorrer pela frente, mas essa batalha será vencida!

22 de março de 2010

Fim da Radio

Hoje terminou as seções de radioterapia e parte das quimios preparatórias. Agora deve começar a medicação para evitar a rejeição. A infusão da medula nova deve ocorrer amanhã ou depois. Ando indisposto e inchado, mas também, com tanta medicação. Há vermelhidão na pele em consequência da radio, mas já foi medicada e deve melhorar em breve.
Vamos que vamos!

20 de março de 2010

Começando

Ontem teve início a quimioterapia e também passamos pela primeira sessão de radioterapia. Hoje estamos passando pelo segundo dia de quimio e já fomos avisados que um dos medicamentos pode provocar um pouquinho de febre e náuseas. Realmente a febre veio mas foi medicada rapidamente. São momentos dificeis, sim, pois a cada novo passo ficamos apreensivos e ansiosos, mas também encarados com alegria pois ficamos cada vez mais próximos do fim da batalha da qual sairemos vitoriosos!

18 de março de 2010

Preparando

Estamos internados no hospital desde ontem. Aqui não é um Big Brother mas estamos confinados no quarto. Temos uma rotina rígida de higiene para evitar infecções, que ainda estamos nos adaptando.
Passei o dia fazendo exames preparatórios. Muitos para ver como estão as coisas agora e para ter com o que comparar no futuro caso necessário. Tem também uma simulação para fazer radioterapia no final de semana.
E já foi colocado o catéter que será muito importante durante todo o tempo de internação.
Vamos que vamos

Abraços

15 de março de 2010

Próxima Etapa

Vamos nós para mais uma etapa na luta contra a leucêmia. Depois de idas e vindas, datas e remarcações, o transplante está certo e vou internar esta semana. Nervosismo, ansiedade e apreensão é a expectativa destes dias de véspera.
Vou passar um longo tempo no hospital, sem poder sair do quarto. É uma fase muito delicada onde toda atenção é necessária. Depois de um longo tempo sem escrever no blog, volterei a atualizá-lo constantemente. Ele será um meio de divulgação de notícias de como estão indo as coisas.
Agradeço a todos pela força, pelo carinho, pelos pensamentos positivos, ajuda e toda a corrente de fé que tem tanto me auxiliado nesta jornada. Continuem na torcida!
Que daqui um tempo comemoremos esta vitória!