30 de outubro de 2008

Corrida pela vida

Segue abaixo reproduzida a materia publicada pela FolhaOnline (link da reportagem). Sugestão do grande amigo Torii.
Abraços

30/10/2008 - 12h21

Corrida de rua noturna alerta para diagnóstico de leucemia em SP

da Folha Online

A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) realiza no próximo sábado (1º de novembro de 2008) a Light the Night, corrida e caminhada noturnas que têm como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce de leucemia e outras doenças onco-hematológicas.

A largada acontece às 20h na Cidade Universitária (campus Butantã da USP), na zona oeste de São Paulo.

Segundo a Abrale, a prova é inspirada em evento semelhante promovido pela entidade norte-americana The Leukemia and Lymphoma Society. A intenção é informar que, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor é a resposta ao tratamento destas doenças.

Para participar, é preciso se inscrever pelo site da Yescom, organizadora da prova. As corridas e caminhadas individuais (5 km e 10km) custam R$ 50. O revezamento em duplas (5k cada um) sai por R$ 100.

Os participantes receberão kit com a numeração de peito obrigatória, guia de informações do atleta, camiseta e medalha de participação. Serão entregues também colares luminosos a serem utilizados durante o percurso.

Os valores serão revertidos para a ONG, que dá suporte a pacientes de leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e mielodisplasia.

21 de outubro de 2008

Chamada telefônica

Estávamos ontem "desfrutando" mais uma tarde como outra qualquer. Uma segundona de sol forte e sofá agradável quando o telefone tocou:
- Alo. - atende Mary com voz de sono
- Oi Mary, aqui é a doutora...
Depois de uns "oi, tudo bem, como está, etc..."
- Tive um retorno do REREME (banco de medula óssea) sobre os doadores.
- E aí doutora? - Indaga Mary já bem acordada e curiosa.
- Então, dos cinco possíveis, não encontrou um doador...
- Não?! - Questiona decepcionada.
- ...Não, encontrou 4!!!
- Sério?! - Indaga feliz e incrédula.
Depois disso vieram algumas perguntas e informações que com a empolgação acabaram um pouco esquecidas! Ficamos meio assim sem saber direito.
Uhuuuu!!! Que beleza!!!
Conversando com a dra Patrícia hoje ela explicou melhor o que vêm a seguir. Terei que colher mais uma amostra de sangue para o pessoal cruzar com a dos doadores para verificar qual é o melhor para realizar a doação. E é claro, se a pessoa concorda em fazer a doação.
Somente após estes exames iremos conversar com médicos sobre condições e datas do transplante. É mais um passo concluído.
Isso é motivo de muita felicidade, encontrar um doador é extremamente difícil, no Brasil estima-se que a chance é de 1 em 300.000.
Por isso, quem se sente a vontade e não se cadastrou no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) não deixe de fazê-lo!
Muito obrigado pelo apoio que todos tem me dado.
Vencemos mais uma etapa, vamos lá!
Fé em Deus!

12 de outubro de 2008

Enjoado de Enjoar

Já faz um tempinho que não faço mais seções de quimioterapia. Mesmo assim de vez em quando me dá um pouco de enjôo.
Estou tomando apenas uma medicação oral e fazendo exames regularmente. O remédio é forte mas, não sei se é por isso que o "Hugo" quer aparecer de vez em quando. As vezes acho que é meio psicológico, não sei, alguns me dizem isso também.
Teve uma época que a coisa estava feia. Não comia nada, não dava vontade de comer nada. Apelávamos para vitaminas e "shakes" para não ficar sem se alimentar. Foi um mês complicado. Agora já estou melhor. Já fui em churrasco, restaurante italiano, japonês, pizzaria e por aí vai.
Melhorou bastante mas ainda canso rápido dos cardápios e dependendo do rango já olho torto. Recorro ao velho e bom ovo frito sempre que surge alguma "dificuldade".
O que me dá raiva e angustia é que a fico cansado de ficar deste jeito. Arf! Mas vamos contornando tudo numa boa, ajeitando aqui e ali, buscando algo que queira comer.
Coitada da Mary que fica reinventando as refeições para ver o que mais apetece. Ela é super.
A idéia deste texto veio de uma conversa há um tempo atrás com o Cadu, na época que estava começando a me alimentar melhor. Dizia que nem sempre tenho idéias para escrever no blog e surgiu este tema em questão.

5 de outubro de 2008

Eleições

Hoje é o dia de exercer novamente a cidadania votando nas eleições municipais.
Espero que não tenha segundo turno para acabar de vez com a propaganda política. Aqui em Sumaré-SP ainda é meio que cidade do interior pois, os candidatos não tem propaganda na TV. Aqui passam os candidatos de Campinas. Então os políticos tem que recorrer a carros de som que ficam tocando "jingles" para as pessoas decorarem o número do cidadão. Inventam de tudo, musicas no ritmo de axé, de "Programa Silvio Santos", sertanejo e até de "Egüinha Pocotó". Isso sem contar a panfletagem (chegam a jogar os "santinhos" dentro da casa), as bandeiras nos semáforos e avenidas, faixas e comícios.
Acredito que a maioria se irrita com tanta invasão. Fico pensando se ao invés desta revoltante propaganda eleitoral não fizesse uma campanha de doação. Os "jingles" incentivariam a doação de sangue e os panfletos explicariam o processo de doação de medula óssea. Ao menos ninguém ia ficar desinformado! Hehehehe!
Sei que esta não é a melhor maneira de encontrar doadores. Este tipo de propaganda geralmente mais atrapalha do que ajuda.
Este texto é só um protesto com relação a nossos políticos que poderiam canalizar todo este empenho em se eleger para fazer uma campanha ou qualquer outra forma de ação para o bem.
Ok, vamos dar uma chance antes de ficar atirando pedras. Recentemente o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional de doação de órgãos. Além disso, o Ministério vai remunerar os custos da estocagem e de guarda do cordão umbilical o que amplia a capacidade de encontrar doadores para quem precisa de transplante de medula óssea.